background
Curso de Extensão em Boas Práticas de Laboratório e Biossegurança

O curso/disciplina tem a finalidade de proporcionar noções básicas sobre boas práticas laboratoriais na manipulação de micro-organismos patogênicos e organismos geneticamente modificados (OGM). Também serão abordadas as formas adequadas de armazenamento, manipulação e descarte de agentes químicos e biológicos e serão fornecidos subsídios técnico-científicos sobre OGM (micro- organismos, linhagens celulares, insetos e animais transgênicos e seus produtos e derivados), seus benefícios, possíveis riscos e mecanismos de controle pela sociedade. Também serão abordados os temas de bioética e biodireito na área da biossegurança.

28/11/2018 - 30/11/2018

Espaço IB Eventos

PROGRAMAÇÃO ALTERADA

Dia 28/11/18 a 30/11/2018

Dia 1

- 9h: Abertura

- 10h: Boas Práticas Laboratoriais – Pesquisadora Márcia Tenório Delneri (UNIPEX)

- 11h: Manuais de Biossegurança- Prof. Dra. Norka Beatriz Barrueto Gonzalez

- 14h: Palestra sobre CTNBio  - Prof. Edivaldo Domingues Vellini –FCA

- 15h: A Lei da Biossegurança, Classificação de risco e níveis dos OGM- Profa. Dra. Maria Isabel N. Cano

- 16h: Legislação e normas de Biossegurança para manipulação e descarte de OGMs- Prof. Dr. Rogério Antônio de Oliveira

Dia 2

- 9h: Bioética e Biodireito– Prof. Dra. Norka Beatriz Barrueto Gonzalez

- 10h Procedimentos de armazenamento e Descarte de OGMs- Profa. Dra. Maria Isabel N. Cano

- 11h: Biossegurança e manipulação de plantas transgênicas- Prof. Dr. Guilherme Valente (FCA-UNESP)

Tarde

- 14h: Biossegurança em instações de animais de laboratório - Dra. Silvia Cristina Barboza Pedrini (IBTEC)

- 15h: Biossegurança e manipulação de mosquitos transgênicos e desafios – Prof. Dr. Jayme A. de Souza-Neto (IBTEC)

- 16h: Apresentação do formulário para cadastros de projetos junto a CIbio e confecção do relatório anual para a CTNBio- Profa. Dra.Maria Isabel N. Cano

Dia 3

Manhã

- 9h: Malformações induzidas por ação de agrotóxicos: Genética médica e modelos experimentais- Prof. Dr. Rodrigo Juliano Oliveira e Dr. Caio Cesar Benetti Filho

- 10h: A importância das CIBios dentro das Instituições de Pesquisa- Profa. Dra. Cristina Northfleet de Albuquerque- Fac. Ciências Farmacêuticas, USP

- 11h Apresentação dos relatórios dos alunos e Discussões

- 14h Apresentação dos relatórios dos alunos e Discussões

Organização: Cibio - IBB - Unesp
Apoiadores: Instituto de Biociências de Botucatu - Unesp
Proex - Pró-reitoria de Extensão Universitária
Programas de Pós-graduação: Ciências Biológicas (Genética),
Biologia Geral e Aplicada, Medicina Veterinária,
Biotecnologia e Bases Gerais da Cirurgia.

Local do Evento

Anfiteatro do IB - Unesp - Botucatu.

Espaço IB Eventos

Apoiadores