background
Curso de Extensão Formadores em Cenários Digitais de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

05/08/2019 - 19/04/2020

Descrição Resumida

Estão abertas, até 28 de julho de 2019, as inscrições para o Curso de Extensão, na modalidade a distância, intitulado Formadores em Cenários Digitais de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN).
O objetivo do curso é formar formadores (comumente nomeados de tutores) para atuação em AVA de cursos de especialização e extensão em gestão de políticas públicas, desenvolvimento comunitário e formação acadêmica em SSAN.
Este curso foi planejado para alinhar os trabalhos e qualificar a formação em AVA do INTERSSAN. Podem participar docentes no ensino superior que têm a SSAN como campo de atividade acadêmica, preferencialmente vinculados ao Curso de Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional – 2ª edição (UNILAB, UNICV, USTP e Unizambeze) ou a outros cursos do INTERSSAN.
O curso é gratuito e será dividido em 3 eixos: Tecnologias da informação, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional como temática em AVA e Didática em AVA totalizando 120 horas.
As atividades acontecerão entre os dias 05 de agosto de 2019 e 19 de abril de 2020, por meio da Unidade NutriSSAN-IBB da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) como recurso de Webconferência para os encontros em tempo real e Plataforma Moodle (NEAD.TIS - FMB) para apoio das atividades do curso. Para quem não puder participar das aulas em momento real, há possibilidade de assistir as gravações em horário oportuno.
Será certificado e executado pela UNESP sob coordenação da Profa. Maria Rita Marques de Oliveira, Departamento de Educação, IBB – UNESP.
Curso desenvolvido com apoio financeiro do convênio MCTIC n. 821825/2015.

Programação

Eixo 1 – As tecnologias: Operação e suporte à plataforma digital. Diferenciais da comunicação em ambiente virtual de aprendizagem. 40h

Eixo 2 – A temática: Os cenários da comunicação virtual em soberania e segurança alimentar e nutricional. 32h

Eixo 3 – A didática: Conceituação, metodologia, processos de subjetivação (gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, gestão, tecnologias e linguagem) 48h

Público Alvo

Professores pesquisadores envolvidos nas atividades virtuais do Curso de Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional que será oferecido em parceria com a Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Universidade de Cabo Verde (UNICV), Universidade de São Tomé Príncipe (USTP), Universidade de Zambeze – Moçambique (Unizambeze), além de outros formadores em ambiente virtual de aprendizagem que tem atuado nos cursos de extensão oferecidos pelo INTERSSAN (Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) da UNESP.

Local do Evento

Curso Online: Plataforma Moodle e Sala Nutrissan da Rede Nacional de Pesquisa; INTERSSAN - IBB / UNESP

Apoiadores