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III Simpósio de Ecofisiologia Sistêmica - Tema: Cognição e senciência em plantas

O Simpósio de Ecofisiologia Sistêmica (SES) se caracteriza como um espaço para a discussão de temas emergentes do estudo das interações entre plantas e seu ambiente com uma perspectiva multidisciplinar. Visa fornecer elementos necessários para processos criativos, motivando o desenvolvimento de novas ideias sobre esta área do conhecimento. Assim, não é apenas um evento de caráter técnico-científico, mas um Fórum para o debate de perspectivas científicas originais e inovadoras (novas hipóteses, teorias e metodologias) que inspirem e motivem o avanço da Fisiologia Vegetal no Brasil. Em sua terceira edição, o SES terá como tema central a “Cognição e a senciência em plantas”.

20/09/2018 - 22/09/2018

Anfiteatro do Instituto de Biociências da Unesp - Botucatu/SP

Regulamento das Inscrições

Período de Inscrições: de 15/05/2018 até 20/09/2018

Maiores Informações em breve

Regulamento de Trabalhos

O III SES 2018 se caracteriza como espaço aberto para a discussão de temas emergentes do estudo das interações entre planta e ambiente em seus aspectos mais amplos. Esperamos que os trabalhos a serem submetidos possam, acima de tudo, servirem como ponto de partida para discussão, desenvolvimento e disseminação de ideias inovadoras sobre a Ecofisiologia de plantas.  

Assim, é essencial que aqueles que desejem submeter seus trabalhos tenham em mente que a Comissão Organizadora não considerará trabalhos fora desse escopo, e que sejam apenas descrições técnico-científicas. Esperamos que enviem textos com perspectivas científicas originais e inovadoras (novas hipóteses, teorias e metodologias) que inspirem e motivem o avanço da Ecofisiologia no Brasil. Serão priorizados trabalhos com abordagem sistêmica, multi-escalar e integrativa que se enquadrem no tema Cognição e senciência em plantas

​Na preparação dos resumos e nas apresentações dos pôsteres poderá ser utilizado inglês ou português.

Instruções aos autores para preparação de resumos

​Os autores são convidados a submeter um resumo dentro das especificações seguintes:

  • O tamanho do resumo não deve exceder uma folha A4, incluindo título, autores, afiliações, texto, palavras-chave e agradecimentos.

  • Margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm com espaçamento entre linhas simples e texto justificado.

  • Fonte Times New Roman, 12 pontos para todo o texto.

  • Titulo em negrito e em caixa alta.

  • Seguir as normas da TxPP (http://www.txppjournal.org/instruction-to-authors) para citações de nomes científicos.

  • Não acrescentar citações e nem referências bibliográficas.

  • Nomes dos autores (ex.: AB Silva) separados por ponto e vírgula. O nome do autor responsável pela apresentação deverá ser sublinhado.

  • Afiliações dos autores, com chamadas de índice numérico sobrescrito. Acrescentar e-mail do autor correspondente.

  • O termo palavras-chave em negrito.  No máximo de cinco palavras-chaves.

  • O termo agradecimentos em negrito. Citar apenas a agência/fonte de apoio à pesquisa.

  • O espaço de uma linha deverá separar o título dos autores, afiliações, texto, palavras-chaves e agradecimentos.

  • Para um exemplo de resumo, clique aqui: Exemplo

 

Submissão de resumos

O inicio da submissão dos resumos será no dia 15/06/2018 e o prazo final no dia 31/08/2018. Para submeter o resumo, envie o arquivo anexo para gumaia.gms@gmail.com, junto com a ficha de inscrição preenchida. Indique no corpo de texto do e-mail em qual tema o seu trabalho melhor enquadraria.

Notas adicionais​:

  • Cada inscrição dá o direito a submissão de um (01) resumo;

  • O apresentador do trabalho não necessariamente deve ser o primeiro autor, mas deverá estar inscrito no II SES - 2016;

  • Não será limitado o número de autores;

  • Os autores se responsabilizarão totalmente pelo trabalho. Ao submeter os resumos, os autores estão confirmando que obtiveram a permissão necessária para publicar o material e usar qualquer material que possa ser protegido pelos direitos autorais propostos para esta publicação.

  • A Comissão Organizadora do II SES-2016 NÃO SE RESPONSABILIZA por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos manuscritos seja em português ou inglês, sendo o conteúdo técnico-científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.

 

Aceite

​A decisão final sobre o aceite do resumo bem como a sessão para apresentação do trabalho será comunicada ao autor correspondente até 20/08/2018. De acordo com o programa do evento, cada participante inscrito terá direito a uma apresentação na forma de pôster.

Apresentação

​Formato dos pôsteres: Retrato; tamanho máximo: 80 x 100 cm.

Os pôsteres serão apresentados durante o evento nos períodos de intervalo.

Os pôsteres que permanecerem nos painéis após o prazo de desmontagem serão removidos pela organização e descartados.

Os painéis e os materiais utilizados para afixar os pôsteres serão fornecidos pela comissão organizadora.

Programação

QUINTA FEIRA,

20 DE SETEMBRO

19:00  Abertura oficial do III SES

19:35  Conferência: Monica Gagliano

21:00  Coquetel de recepção

 

SEXTA FEIRA,

21 DE SETEMBRO

09h00 - 12h00  Painel sobre os aspectos filosóficos da cognição e senciência em plantas

09h00 - 09h40  Paco Calvo (Universidade de Murcia, Espanha)

09h40 - 10h20  Alfredo Pereira Jr (UNESP, Botucatu)

10h20 -  11h00  Intervalo e brainstorm

11h00 -   12h00  Discussão aberta

12h00 - 14h00  Almoço

​14h00 - 17h30  Painel sobre aspectos ecofisiológicos da interação planta-ambiente

14h00 - 14h30  Flavia Carmo: interação sonora com insetos e respostas fisiológicas 

14h30 - 15h00    Gustavo Souza: percepção eletrofisiológica: o modelo do electroma vegetal

15h00 - 15h30  Monica Gagliano: aprendizagem em plantas

15h30 - 16h00  intervalo e brainstorm

16h00 - 17h00  discussão aberta 

17h00 - 18h00  instalação artística com obras do Guto Nóbrega

 

SÁBADO,

22 DE SETEMBRO

09h00 - 12h00  Painel sobre interfaces híbridas planta-máquina-homem

09h00 - 09h40  Guto Nóbrega (UFRJ)

09h40 -  10h20  Ernane Costa (USP, Pirassununga)

10h20 -    11h00  Intervalo e brainstorm

11h00 -    12h00  Discussão aberta

                12h00  Sessão de encerramento

​12h15 - 14h00  Almoço

​14h00 - 16h00  workshops com os palestrantes (atividades livres de interação direta com os palestrantes) – mais detalhes em breve.

 

 

Organização

Local do Evento

Anfiteatro do IB - Unesp - Botucatu.

Hotéis

Será disponibilizado translado de vans partindo de dois hotéis da cidade de Botucatu até o local do evento. 

Os hotéis selecionados serão divulgados em breve.

Segue abaixo algumas opções de hotéis:

 

Apoio