O Confiam é o congresso de Física Médica oferecido pela Unesp Rubião Jr. Neste evento, busca-se sobre tudo o encontro de profissionais, estudantes e pesquisadores, na área da Física aplicada à medicina, em suas diferentes aplicações. Como esta é uma área multidisciplinar, o congresso oferece a oportunidade de agregar conhecimento sobre temas que acabam se distanciando da área de conhecimento do congressista, ou podendo ainda, agregar mais conhecimento da área de atuação.
04/10/2018 - 06/10/2018
Anfiteatro do Instituto de Biociências
Programação
4 de Outubro de 2018 (quinta-feira)
08h00min às 08h30min: Entrega de Material
08h30min às 09h00min: Cerimônia de Abertura
09h00min às 9h50min: Palestra - Profª Drª Alessandra Tomal (Instituto de Física- UNICAMP - Campinas), "Otimização da qualidade da imagem e dose em mamografia digital”
9h50min às 10h20min: Coffee Break
10h20min às 11h10min: Palestra - Profª Drª Guerda Massillon (Instituto de Física- UNAM - México ), " Avanços recentes na dosimetria básica e os impactos na clínica. ”
11h10min às 12h00min: Palestra – Adilson Pereira (IPEBJ – São Paulo), “Física Forense: a justiça vendo a ciência atuar”.
14h00min às 15h00min: Sessão Oral I (3 apresentações)
15h00min às 15h30min: Espaço do patrocinador : Elekta
15h30min às 16h20min: Coffee Break/Sessão de Pôster
16h20min às 17h10min: Palestra- André da Costa Neto (SIEMENS - São Paulo), “O papel do físico médico no mercado da saúde”
17h10min às 18h00min: Palestra - Profª Drª Simone Carvalho Cunha (Universidade Federal Fluminense-UFF-Rio de Janeiro), "Desafios e perspectivas da radioterapia veterinária..”
05 de Outubro de 2018 (Sexta-Feira)
08h00min às 08h50min: Palestra- Prof. Tadeu Kubo (Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear - Rio de Janeiro), “Passeando pela Física Médica: possibilidades e o mercado da Medicina Nuclear"
08h50min às 09h05min: Espaço do patrocinador - VARIAN
09h05min às 09h55min: Palestra - Prof. Dr. William de Souza Santos (Instituto de Física- UFU- Uberlândia), "Uso de simulação de Monte Carlo e simuladores antropomórficos computacionais para avaliação das exposições médicas e ocupacionais em radiologia intervencionista.”
09h55min às 10h20min: Coffee Break
10h20min às 11h10min: Palestra - Prof. Dr. Maurício Pazianotto (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - São José dos Campos), “ Simulação da Radiação Cósmica incidente em Tripulações e Sistemas Aeroespaciais”
11h10min às 12h00min Palestra - Fernando Antônio Bachhim Neto (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - Campinas), “Sírius, o novo síncrotron brasileiro e seus aspectos de proteção radiológica”
14h00min às 15h20min: Sessão Oral II (4 apresentações)
15h20min às 16h10min: Palestra – Prof. Alexandre Bacelar (Hospital das Clínicas de Porto Alegre – Porto Alegre-RS), “Física Médica em áreas de intervenção – Radiologia Intervencionista”
16h10min às 16h55min: Coffee Break/Sessão de Pôster
16h55min às 17h20min: Espaço da Associação Brasileira de Física Médica
17h20min às 17h50min: Cerimônia de Encerramento e Premiação
06 de Outubro de 2018 (Sábado)
08h00min às 10h00min: Minicurso 1
08h00min às 10h00min: Minicurso 2
Minicurso 1: Gerenciando um serviço de física médica em um hospital de grande porte -
Alexandre Bacelar.
Minicurso 2: Controle de qualidade em tomografia computadorizada - Felipe Capeleti.
Regulamento das Inscrições
As inscrições devem ser realizadas online.
. O pagamento deve ser efetuado pelo boleto gerado no ato inscrição.
. O congresso terá duração de 3 dias, sendo gerado apenas um certificado de participação do congresso contendo os 3 dias do evento.
Para informações sobre palestrantes, programação, hotéis, patrocinadores e muito mais acesse: www.confiam.com.br
"Em caso de desistência do evento: Informamos que após a efetivação do pagamento, o mesmo não poderá ser devolvido, uma vez que a inscrição é pessoal e intransferível".
Normas para Submissão/Envio de Resumos
Prezado congressista,
Os trabalhos científicos do XIV CONFIAM deverão ser submetidos somente via website: http://fundibioeventos.ibb.unesp.br/eventos/xivconfiam/ . Os resumos serão recebidos no período de 16/04 a 20/07, impreterivelmente. Cada congressista poderá enviar, no máximo, um resumo científico como apresentador.
O envio do resumo representa um compromisso definido do autorapresentador em comparecer e apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento. Na impossibilidade do comparecimento, o trabalho não concorrerá a prêmios.
Todos aqueles que apresentarem trabalho científico no XIV CONFIAM receberão certificado contendo: título do trabalho e nome de todos os autores do grupo, de acordo com a ordem de cadastro no sistema de submissão/envio de resumos. O certificado de apresentação de painel só será emitido para trabalhos apresentados à Comissão Científica nos dias do evento. A fixação do painel e/ou apenas a presença de qualquer um dos autores não garante a certificação.
Serão aceitos apenas trabalhos originais com apresentação de resultados, relatos de casos devidamente concluídos, não publicados, e de interesse para a área de Física Médica. Trabalhos resultantes de descrições de projetos e dados já publicados não serão aceitos. A indicação de que os resultados serão discutidos durante a apresentação do painel também não será aceita. Dados de um mesmo grupo de pesquisa cujos resultados sejam relacionados devem ser apresentados de forma conjunta em um único resumo, a fim de gerar resumos/trabalhos mais consistentes. Também não serão aceitos resumos subdivididos em tópicos.
Os resumos enviados para o XIV CONFIAM serão classificados, pelo próprio autor, de acordo com o nível acadêmico (Iniciação Científica ou Pós-Graduação)
FORMATAÇÃO DOS RESUMOS
Os resumos devem ser escritos em língua portuguesa e em formato de texto corrido contendo: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusão, sem subdivisão do texto em tópicos.
Todo o resumo deve ser formatado como: fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado.
O título deve estar em negrito, com o máximo de 300 caracteres sem contar espaços; espaçamento simples.
Entre o título e o corpo do resumo, deverão constar os nomes dos autores, em letras maiúsculas, seguidos das instituições de origem. O vínculo de cada autor para com sua instituição deve ser indicado.
O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado no resumo e no painel, como mostrado no Modelo. Para garantir que os nomes dos autores sejam citados de maneira uniforme, os mesmos devem ser padronizados em todos os resumos, como por exemplo: NETO, M. O., para o nome Mário de Oliveira Neto. O corpo do resumo deve ser formatado como: fonte Times New Roman, tamanho 12 em texto normal; alinhamento justificado; máximo de 3000 caracteres sem contar espaços; espaçamento simples. O apoio financeiro deve ser mencionado na última linha do resumo e não devem ser incluídos agradecimentos nesse item.
EXEMPLO/MODELO DE RESUMO SILIBININA SUPRIME A PRODUÇÃO DE FATOR DE NECROSE TUMORAL-ALFA VIA INIBIÇÃO DE NF-KB EM CÉLULAS MONONUCLEARES DE GESTANTES PORTADORAS DE PRÉ-ECLÂMPSIA.
GIORGI, V. S. I.1 ; BANNWART, C. F.2 ; PERACOLI, J. C.2 ; PERACOLI, M. T. S.1 . 1 Instituto de Biociências- UNESP - Botucatu; 2 Faculdade de Medicina- UNESP- Botucatu.
A silibinina é o principal componente ativo da silimarina, um complexo polifenólico derivado de frutos e sementes de Silybum marianum e possui importantes atividades anti-inflamatórias. Leucócitos de pacientes com pré-eclâmpsia (PE), uma importante síndrome específica da gestação, se encontram ativados e secretam altos níveis de fator de necrose tumoral-alfa (TNF- α), citocina que parece desempenhar importante papel na patogênese dessa doença. O fator de transcrição nuclear NF-kB é essencial para a expressão de citocinas inflamatórias e outras moléculas mediadoras da inflamação. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar o efeito modulador da silibinina sobre a ativação da subunidade p65NF-kB e, consequentemente, na produção do TNF- α α por células mononucleares do sangue periférico (PBMC) de mulheres portadoras de PE. PBMC foram obtidas de 15 mulheres pré-eclâmpticas e 10 gestantes normotensas (GN) avaliadas no terceiro trimestre da gestação e, de 10 mulheres não-grávidas (NG). As células foram tratadas com silibinina (5 e 50 uM) e estimuladas ou não com 1 ug/mL de lipopolissácaride (LPS) para determinação dos níveis de TNF- α α pela técnica de ELISA. A atividade de p65 NF-kB foi avaliada em extrato nuclear de PBMC, empregando-se kit específico. Os resultados mostraram que PBMC de gestantes com PE produzem níveis endógenos mais elevados de TNF-alfa (106,45 23,1 versus 28,4 2,29) e de p65 NF-kB no lisado nuclear (0,60 0,12 versus 0,34 0,08) em relação às gestantes do grupo GN, confirmando o estado de ativação dos leucócitos das pacientes com PE. Após o estímulo de PBMC por 18h com LPS, a produção de TNF-α por essas células mostrou-se significativamente diminuída em relação aos grupos GN e NG. O tratamento dessas células com silibinina na concentração de 50 uM inibiu significativamente tanto os níveis endógenos de TNF- α como a capacidade de produção in vitro da citocina e a ativação de p65 NF-kB em todos os grupos estudados, especialmente nas mulheres portadoras de PE. Portanto, o efeito inibitório da silibinina sobre a via de ativação de NF-kB e produção TNF- α por PBMC de pacientes com PE mostra que esse flavonóide pode modular a resposta inflamatória materna excessiva. Assim, a silibinina poderia ser empregada como terapia adjuvante nessa doença.
Apoio Financeiro: FAPESP
É recomendável, sempre que possível, a inclusão do tamanho amostral e dados quantitativos (ex: número de amostras, média e desvio padrão ou erro padrão, % do controle, etc.) que permitam o melhor entendimento do trabalho pelo leitor. As citações de referências bibliográficas devem ser mantidas a um mínimo necessário e, se utilizadas, devem ser incluídas no corpo do texto seguindo normas da ABNT: “SILVA, V. A.; ANDRADE, L. H. C. Etinobotânica Xucuru: espécies místicas. Biotemas, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 45-57, 2002”. Citações como Silva et al. 2000 não serão aceitas.
Nomes científicos relacionados a gênero ou espécie devem ser escritos em itálico.
O resumo deve ser salvo em formato Word versão até 2007 (.doc) ou Open Office.
O nome do arquivo deve ser padronizado com o nome do congressista que está submetendo o resumo como, por exemplo, Borges RJ.doc.
Os trabalhos que necessitarem de pequenas correções serão devolvidos aos autores, tendo 07 (sete) dias corridos para serem submetidos novamente. Os resumos que não estiverem de acordo com as normas especificadas ou que forem enviados em formato diferente do solicitado serão negados.
Comissão Científica
Todos os resumos serão analisados por uma Comissão Científica composta por professores e/ou pesquisadores indicados pela Comissão Organizadora do evento. A fim de assegurar a total imparcialidade de julgamento dos resumos, membros da Comissão Científica não poderão avaliar resumos nos quais atuem como autores ou co-autores. Membros da Comissão Organizadora e da Comissão de Apoio podem submeter resumos mas estão isentos de participar da premiação final.
Compete aos membros da Comissão Organizadora e da Comissão Científica o direito de selecionar, avaliar e corrigir os trabalhos a serem apresentados, recusando aqueles que não estiverem de acordo com as normas do evento, aqui especificadas. A análise dos resumos abrangerá os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos, metodologia adequada, resultados apresentados com clareza e conclusões embasadas nos resultados. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) será também considerada como critério de avaliação. Se necessário, a Comissão Científica poderá solicitar cópia da aprovação do trabalho junto à Comissão de Ética de Pesquisa em Humanos ou à Comissão de Ética na Experimentação Animal da instituição a qual o trabalho está vinculado.
Os autores inscritos no evento serão notificados dos resultados da análise dos resumos, via e-mail, até o dia 27/08.
O pagamento da taxa de inscrição no evento deverá ser efetuado até 30/07. Caso contrário, os resumos já submetidos e aceitos serão desconsiderados e retirados dos anais do evento, e não poderão ser apresentados.
Download do Modelo de Resumo
Organização
Discentes:
Ana Júlia Loureiro
Karen Gonçalves
Karoline Cafisso
Maria Eliza Antunes
Samara Cristina
Samuel Gimenes
Suelen Simões Costa
Docentes:
José Luiz Rybarczyk Filho
Joel Mesa Hormaza
José Ricardo de Arruda Miranda
Marcos Roberto de Mattos Fontes
Mário de Oliveira Neto
Ney Lemke
Paulo Roberto Rodrigues Ramos
Roberto Morato Fernandez
Vladimir Eliodoro Costa
Local do Evento
Anfiteatro do IB - Unesp - Botucatu.
Como Chegar
Informações turísticas
CUESTA
A Cuesta de Botucatu é a especial atração dentre outras cidades do interior paulista, uma forma de relevo diferenciada com sua escarpa (popular “serra”) e o seu reverso, correspondente ao Planalto Ocidental Paulista e que criou desníveis de até 350 metros entre as áreas do topo e a baixada. O nome “Cuesta” deve-se à formação semelhante existente na Espanha.
RAMPA DE VOO LIVRE “NA BASE DA NUVEM”
Rampa de Voo Livre localizada no topo da Cuesta com acesso pela estrada Rural Geraldo Biral, 5 km de estrada de terra. Aberta aos finais de semana, é cobrada entrada.Contato:
Tosetto: (11) 95843 2686
COMPLEXO TURÍSTICO VÉU DE NOIVA
Localizado na Rodovia Gastão Dal Farra (Asfaltada) e BCT – 476 (não pavimentada)
Distância: 12 km do centro de Botucatu
Recursos Naturais: Rio Pardo – represa e cascata com queda de 6m de altura, mata natural e de reflorestamento.
Infra-estrutura: área de lazer e descanso, estacionamento, tobogã aquático com 50m de comprimento, quiosques, churrasqueiras, bar/lanchonete e sanitários públicos.
Funcionamento: Todos os dias das 8 às 18h
BAIRRO DEMÉTRIA
Rod. Gastão Dall Farra Km 04 - Bairro Demétria
www.elo.org.br
Localizado a 10 km da cidade de Botucatu, SP, o Bairro Demétria surgiu a partir do trabalho de agricultura biodinâmica iniciado na Estância Demétria em 1974. Atualmente abriga diversas iniciativas relacionadas com agricultura biodinâmica, agricultura orgânica, saúde, artes e educação.
FAZENDA PAVUNA
Recursos Naturais: Grande lago de água potável (para banho), 4 cachoeiras (com quedas de 80m, 60m e 20m) todas com lago para banho. Além do banho, podem-se praticar os esportes radicais. As trilhas de acesso para as cachoeiras são de nível médio e difícil, em mata natural, na Cuesta de Botucatu. É cobrada taxa de visitação e a visita é autoguiada. Propriedade particular sentido Botucatu- São Manuel pela Marechal Rondon, 15 km do centro- Contato: (14) 99142 3408
CACHOEIRA DA PEDREIRA
Localizada na Fazenda Pavuna- Rodovia Marechal Rondon (pavimentada) Localizada na Distância: 15 km do centro da cidade
Recursos naturais: Cachoeira com duas quedas (80m e 20m de altura). Podem-se observar espécies variadas de flora, assim como rochas peculiares da formação do local. O acesso é feito por trilha em mata natural com dificuldade de nível máximo. Para visitação é necessário monitoramento.
GIGANTE DEITADO
Limite entre os municípios de Botucatu, Bofete e Pardinho.
Conjunto rochoso, esculpido pela erosão do solo pelo vento, que, visto de longe, assemelha-se a um gigante deitado, destacando-se três partes: a cabeça, a barriga e os pés. O morro que constituiria a barriga do gigante possui mata nativa preservada e diz-se que é a moradia dos “sacis” de Botucatu. O conjunto rochoso que seriam os pés é, na verdade, um grupo de três morros, também conhecidos como Três Pedras. Necessita monitoramento.
PEDRA DO ÍNDI O - MIRANTE DAS TRÊS PEDRAS
Mirante das Três Pedras que estão localizadas na cidade de Bofete como parte dos “pés” do Gigante Adormecido, local de beleza cênica, ideal para contemplação e fotos. A propriedade rural na Cuesta, faz divisa com as cidades de Bofete e Pardinho, a 10 km do centro de Botucatu. Está aberta para visitação, é cobrada taxa de entrada, necessita monitoramento.
CAPELA DE SÃO CRISTÓVÃO (MIRANTE DA CUESTA)
Localização: Rodovia Marechal Rondon sentido Conchas, a 12 km do centro da cidade.
A fundação da igreja ocorreu em 1961. A iniciativa da construção foi do Sr. Francisco Rodrigues de Camargo, recebeu o nome de São Cristóvão por ser o santo protetor dos viajantes e motoristas.
MORRO DE RUBIÃO JÚNIOR
Localizado no Distrito de Rubião Júnior pela Rodovia Domingos Sartori (pavimentada), a cerca de 5 km do centro.
Atrativos: Consiste em um dos mirantes da cidade. Há uma série de formações rochosas, além da Igreja de Santo Antônio, em forma de castelo medieval, na qual ocorrem festas religiosas. O local é aberto ao público, com área para estacionamento e sem cobrança de ingresso. Visitas noturnas são proibidas. Atualmente o local encontra-se em fase de restauração.
RIO BONITO
Localizado no Bairro do Rio Bonito, com acesso pela Rodovia Alcides Soares, asfaltada, de pista única.
Distância: 30 km do centro da cidade.
Possui um ancoradouro, de onde partem os barcos para passeio. Podem-se praticar esportes náuticos, como jet-ski, veleiro, caiaque, ski aquático. Entrar em contato com Rui Pirré: (14) 97298592 / (14) 38817195
Hotéis
BOTUCATU HOTEL
Rua Siqueira Campos, 95 - Centro - Botucatu - SP
Telefones: (14) 3354-2999
http://hotelbotucatu.com.br/
EXCELLENCE PLAZA HOTEL
Av.: Dom Lúcio, 1051 - Centro - Botucatu - SP
Telefones: (14) 3112-0900 - 3881-1587 - 3881-1573
http://www.excellenceplazahotel.com.br/
PRIMAR PLAZA HOTEL
Rua José Freire Villas Boas, 468 – Bairro Alto - Botucatu/SP
(14) 3882-2717 / 3815-3177
www.primarhotel.com.br / primarhotel@terra.com.br
BEKASSIM HOTEL
Rodovia Marechal Rondon km 248 + 670m (SP-300) – Botucatu/SP
(14) 3811-2925
www.bekassin.com.br / bekassinhotel@uol.com.br
CHAILLOT PLAZA HOTEL
Av. Vital Brasil, 1051 - Jd. Bom Pastor
(14) 3881-2055
www.hotelchaillot.com.br
IGUAÇU HOTEL
Amando de Barros Nº337 Centro
Botucatu -SP
Telefone: (14) 3882-3033 - 24 horas
www.iguacuhotel.zip.net
HOTEL SANTO ANTÔNIO
Avenida Floriano Peixoto, 135 - Centro - Botucatu - SP
Telefones: (14) 3882-4228
j.rleao@hotmail.com
POUSADA RIO DOCE